Menu Fechar

O Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento é o serviço responsável pela coordenação das actividades de investigação, estudos, experimentação, divulgação e de consultoria.

O Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento (CEPD) tem como objectivo a promoção, coordenação e desenvolvimento da investigação científica e pesquisas multidireccionadas no âmbito da governação e gestão na Administração Pública e no sector empresarial público e privado, contribuindo, deste modo, para o processo de desenvolvimento sustentável da República de Angola.

Nos termos do artigo 39.º do Estatuto Orgânico da ENAPP, as actividades de pesquisa, de estudos e de consultoria do CEPD são desenvolvidas com base em projectos aprovados pelo Conselho Científico da ENAPP, com orçamento próprio e orientadas por coordenadores, que exercem a sua actividade com autonomia científica e académica.

O CEPD produz conhecimento científico, uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão, durante os processos de desenho, implementação e avaliação das políticas, estratégias, programas e projectos.

O CEPD, enquanto serviço de natureza técnica da ENAPP, tem por missão contribuir para o fortalecimento das instituições e das políticas públicas, através:

  • Da oferta de serviços e produtos de estudos e pesquisas e de extensão científica;
  • Da promoção e divulgação de boas práticas de governança e gestão empresarial;
  • Da prestação de serviços de assistência técnica orientados para o desenvolvimento do País.

A acção investigativa do CEPD aprofunda e produz conhecimento priorizando quatro grandes áreas temáticas.

O CEPD propõe-se produzir conhecimento científico seguindo várias perspectivas, tendo como base de análise o contexto específico de Angola, sem, no entanto, perder de vista o contexto mais amplo caracterizado por fenómenos decorrentes dos processos de globalização. Merecerão tratamento privilegiado a análise dos aspectos normativos, organizativos, dinâmicas interinstitucionais, reformas, inovação na gestão pública e a adequação procedimental às mudanças sistemáticas do contexto nacional, regional e internacional.   

O sector da Economia e Desenvolvimento Social exige análise contínua sobre o comportamento, os condicionalismos e as dinâmicas da economia nacional e internacional, bem como o rumo e as opções que os decisores deverão ter em consideração no desenho, implementação e avaliação das políticas públicas, especialmente relacionadas com o sector económico, em todas as suas dimensões. Por outro lado, as mudanças aceleradas exigem também uma análise sistemática e prospectiva, através da leitura dos sinais e desafios que o contexto for impondo.

 

O CEPD desenvolve investigação no domínio da Governança Corporativa e Gestão Empresarial pública e privada. Neste sentido, procura-se contribuir para a promoção e o fortalecimento de modelos de governança e gestão inovadores das empresas públicas e privadas, adoptando boas práticas, recursos tecnológicos, adquirindo competências que permitem competir, em igualdade de circunstâncias com suas congêneres, no contexto regional e internacional.

Mantendo o espírito de actualização e constante mudança, o CEPD se propõe investigar matérias relacionadas com aspectos ligados à inovação e tecnologia e o seu impacto na sociedade. O CEPD realiza parcerias com entidades congéneres de referência nacional e internacional para a realização de estudos e pesquisas em matérias de interesse do País.

“ Caro Usuário,

Confirmamos a recepção da sua subscrição nas nossas acções de tratamento de informação.

Fique ligado!

ENAPP”.